A anta e seus amigos da mata

TÁ COM MEDO? O BICHO TAMBÉM!

Vocês devem ter ouvido falar que, vira e mexe, a mata pega fogo em muitos lugares do Pantanal. Os animais, apavorados, tem que fugir para se proteger e muitos não conseguem e acabam se machucando feio… Uma tristeza! Um absurdo! Você deve pensar: uau, os animais devem ter muito medo do fogo. E tem mesmo! Os animais, como a gente, sentem muito medo quando o perigo se aproxima.

E a natureza é uma coisa muito interessante. Muitos animais sabem reagir e se defender de seus inimigos naturais. Quer um exemplo? Você conhece o porco espinho? Parece tão fofinho, né? Pois se algum outro animal chega perto dele, pra atacar, ele solta seus pelos em forma de espinho! E o gambá, que afugenta os inimigos com seu cheiro beeeem fedido? E tem mais: no fundo do mar, o polvo solta uma tinta escura para se esconder e confundir seus predarores… Já nossa amiga anta… você já sabe, mas vou contar de novo: sempre que ela se vê ameaçada, ela corre pra água e mergulha! Lembra que ela consegue ficar um tempão embaixo d’água? Pois é, esses bichos são espertos demais! Mas voltando à história do fogo… os animais não tem uma defesa natural contra esse tipo de perigo e a única coisa que podem fazer é… fugir! Ai que medo! E você? Tem medo do que? Porque é natural ter medo de coisas perigosas, mas tem gente que tem medo de tudo… Isso me fez lembrar a história do Alfredo, um menino que tinha muuuuuito medo. Vem escutar TÁ COM MEDO?

É FILHOTE DE MELANCIA?

Todo dia eu aprendo uma coisa nova sobre a anta, esse animal incrível. E daí eu corro aqui pra contar pra vocês a novidade. Eu tinha uma dúvida que não saía da minha cabeça: por que as antas andam sempre sozinhas? Alguns biólogos que estudam o comportamento das antas dizem que elas gostam de viver isoladas e só se aproximam do seu par para acasalar. Por isso, quando você encontrar duas antas juntas, pode saber: é uma mãe com o seu filhote. A anta tem um filhote por vez e ele nasce todo listadinho, parecendo uma melancia. Dizem que é pra ficarem camuflados na natureza, escondidos dos seus predadores. E tem mais: o filhote de anta fica ao lado da mãe por dois anos, aprendendo com ela tudo o que precisa saber para sobreviver sozinho. Você também gosta de aprender coisas novas? E sua escola é um dos seus lugares favoritos? Então presta atenção na história que anta vai contar… A ESCOLA VAZIA 

BICHO TAMBÉM TEM AMIGO!

Você sabia que os animais também têm amigos? Os cientistas vêm estudando o comportamento desses animais e descobriram que , como a gente, eles também compartilham emoções. No mundo inteiro tem histórias de animais de espécies diferentes que são muito amigos. É o caso da cadelinha Lisha, que nunca teve um filhote, mas que adota todos os filhotes que se perdem de suas mães. Pode ser filhote de coelho, gato, raposa… Tá sem mãe, a Lisha cuida! E também tem o rinoceronte Owen, que mora no Quenia, na África, e que nunca se separa de sua melhor amiga, uma… tartaruga de 130 anos! Tem mais: os cervos e os coelhos são sempre muito amigos, porque juntos eles conseguem caçar ratos para comer. Eles caçam e dividem entre eles. Já a anta, nossa amiga, é muito tímida e prefere ficar sozinha… Que pena… O segredo pra ter amigos… Peraí, que eu não vou contar agora não. Primeiro a anta vai contar a história do Rodrigo, um menino cheio de amigos. EI, AMIGO!

FAMÍLIA DE BICHO, FAMÍLIA DA GENTE

Hoje eu vim contar pra vocês como anda movimentada a vida aqui no meu jardim. É primavera, vocês já sabem, e nessa época do ano, os pássaros fazem seus ninhos e chocam os seus filhotes. Hoje de manhã, eu estava tomando café quando ouvi uma barulheira do lado de fora. Um gavião estava tentando chegar perto do ninho dos quero-queros. Aaaaaah e vocês já viram um quero quero protegendo o seu filhote? Eles gritam, voam, gritam mais alto ainda. E era um tal do gavião gritar daqui, o quero quero gritar de lá… E no final, a mamãe quero quero conseguiu espantar o gavião! Iuhuuu! No terreno ao lado da minha casa, um casal de corujas fez o seu ninho e está chocando um filhotinho. E ai de quem chegar perto! Igualzinho os quero queros, elas também ficam muito bravas e voam pra cima da gente! Faz dias que eu estou tentando pegar uns limões no limoeiro que tenho aqui nos fundos, mas… quem disse que a coruja deixa? Daí eu fiquei pensando… as famílias animais são muito parecidas com as famílias da gente. Os pais sempre protegendo seus filhotes, até eles crescerem e baterem suas asas pra longe de casa. Às vezes é o pai que choca os ovos, às vezes é a mãe que busca comida… assim como cada família, que também é diferente… É só você olhar em volta e pensar: quantos tipos de família você conhece? Pra te ajudar, a anta vai contar sobre a pesquisa que ela andou fazendo por aí… Vem escutar FAMÍLIA É TUDO IGUAL?

 

QUAL É O BICHO MAIS BONITO?

Quanto mais eu observo, mais coisas eu descubro. Sabe o focinho da anta, que parece uma tromba pequenininha? Pois é. Além de ajudar a anta a recolher comida, ele também serve como uma espécie de snorkel quando ela vai nadar. Você já sabe que ela adora água e fica horas submersa. Então… esse é o seu segredo: com o focinho pra fora da água, a anta consegue respirar!

E não é só a anta que tem suas características próprias. A girafa, por exemplo, com seu pescoço compriiiiido, também tem as pernas mais altas da natureza e uma língua enorrrrrrme, pra alcançar até as folhas mais altas das árvores. Sua língua é tão grande, que ela consegue lamber a própria orelha!!!

E a tromba do elefante, que tem 1001 utilidades? Serve pra ele cheirar, respirar, se limpar e refrescar, emitir sons e agarrar objetos…. Ufa!

Quer saber mais? Os tamanduás não têm dentes, mas suas línguas são super pegajosas e podem crescer até dois metros de comprimento.

E as corujas, que têm três pálpebras em cada olho? Uma para piscar, uma para dormir e uma para fazer a limpeza.

Agora, me diz: qual animal você acha o mais bonito? Eu tenho o meu preferido… adivinha qual é? E por falar em beleza, hoje a anta vai contar alguns segredos que só quem vive na mata sabe… Vem escutar a história BONITO, EU?

 

BICHO (E GENTE!) DIFERENTE

Eu já contei pra vocês que a anta é inteligente e esperta, mas também muito arredia e tímida. Fica escondida durante o dia e sai à noitinha pra procurar comida e passear. É que ela faz parte dos animais de hábitos noturnos e, ao contrário da gente, dormem durante o dia e só saem quando escurece. Sabe quem mais faz isso? A coruja, o sapo e o morcego, só pra citar alguns. Outros animais são mais exibidos e tem hábitos diurnos, como a gente: ficam acordados durante o dia e à noite se recolhem pra dormir. Cada animal é diferente do outro, e tem as suas preferências. Tem bicho, como a anta, que só come plantas, outros que só comem carne ou insetos, e outros ainda que comem de tudo um pouco. Quer saber de uma coisa engraçada? E um pouco nojenta também… Tem uma tartaruga na China que faz xixi… pela boca! Quando ela fica apertada, procura uma poça, mergulha a cabeça na água e xiiiiiiiiiiiii. Pior que isso, só mesmo os besouros, que comem cocô… E tem também o cavalo marinho, que fica “grávido” de seus filhotes, e os pinguins imperadores, que dão de mamar no lugar das mamães pinguim. Diferente, né? E por falar em diferenças, hoje a anta vai contar como as pessoas também são diferentes ao redor do mundo… Vem ouvir a história GENTE DIFERENTE!

FOME DE LEÃO (E DE ANTA, DE GALINHA…)

Eu acabei de tomar o meu lanche, porque eu estava com muita fome… Enquanto eu comia minha fruta preferida, a banana, fiquei pensando em como é engraçada essa questão das preferências. Tem gente que gosta mais de comer alimentos salgados, tem gente que prefere doce. E com os animais não é diferente. Vocês já sabem que a anta adora comer frutas e vai catando tudo o que vê pelo caminho: goiaba, jenipapo, pitanga, marmelo, jatobá… Eita bicho fruteiro que é a anta!

Tem outros bichos que gostam de comer uma coisa só. É o caso dos pandas gigantes, que passam quase 14 horas por dia comendo só folhas e brotos de bambu. O elefante ganha deles, passando 18 horas por dia comendo até 60 quilos de ervas, folhas e frutas. Eita! Mas não são só os animais grandes que comem muito… Tem um tipo de morcego pequeno que se alimenta de mosquitos e borboletas. Dizem que, antes de acabar uma refeição, eles já estão pensando na próxima. Você conhece alguém assim?
E tem um pássaro pequenininho, o beija-flor que é famoso por bater suas asas super rápido. Acontece que isso gasta muita energia e então o beija-flor precisa se alimentar de 15 em 15 minutos. Seu alimento preferido? O néctar das flores.

E por falar em comida, me lembrei da história de uma menina que virava uma fera toda vez que tinha uma FOME DE LEÃO. Corre lá pra ouvir essa história!